Sustentabilidade

Desenvolver práticas sustentáveis nas empresas e em nossas residências reduz custos e preserva o meio ambiente.

- Como evitar a poluição do ar

Dê preferência a produto regional. O que você ganha: fortalece a economia local; evita emissão desnecessária de gases causadores do aquecimento global com transportes de longa distância.

- Não deixe aparelhos eletroeletrônicos em standy by

Desligue ou desconecte a tomada de equipamentos, quando não estiver utilizando-os. O que você ganha: economiza em média 12% do consumo doméstico de energia elétrica.

- Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas fluorescentes

Computadores, televisão, aparelho de dvd e outros equipamentos constantemente em modo de espera (luz vermelha acesa) geram consumo de energia sem necessidade. Crie o hábito de desligar os aparelhos da tomada. Observe a economia que vai ocorrer em sua conta de luz.

- Desligue equipamentos e aparelhos da tomada

O que você ganha: economiza em média 60% no consumo; evita a emissão de possivelmente 136kg de gás carbônico por ano; diminui o número de substituições, pois a fluorescente tem maior vida útil.

- Mantenha as lâmpadas ligadas apenas quando necessário

Um modo de redução do consumo de energia em iluminação, mais barato e fácil é desligar as lâmpadas sempre ao sair de um ambiente ou quando não for necessário o uso delas. Sempre que possível aproveite a iluminação natural, abrindo as persianas, janelas, etc Com essas atitudes estima-se a economia de 10 a 15% do consumo original.

- Elimine vazamentos

O que você ganha: evita o desperdício de água; reduz o valor da conta de água no fim do mês.

- Troque as antigas descargas com válvulas por descargas acoplados com caixa

As antigas descargas de sanitários com válvulas gastam entre 10 a 30 litros de água, quando acionadas. Já as descargas acopladas a caixas consomem apenas 6 litros de água a cada vez que são acionadas.

- Instale torneiras de baixo consumo de água

Torneiras de baixo consumo de água ou com fechamento automático já se tornaram comuns no mercado. Elas são encontradas em todas as lojas de materiais de construção e hidráulicos. A conta de água de sua empresa vai baixar.

- Economia de água na manutenção do jardim

A grama alta retém mais umidade, durante o verão deixe-a crescer pelo menos 4 centímetros. Isso evitará que partes do solo fiquem ressecadas e diminuirá a necessidade de regar.

- Preserve as nascentes e matas ciliares

Preserve as nascentes e matas ciliares (não jogue lixo nestes locais). O que você ganha: equilíbrio no nível da água, evitando enchentes; mantém a temperatura da água e atmosfera, garantindo a sobrevivência das espécies aquáticas.

- Faça separação do seu lixo

Faça separação do seu lixo para destinação correta dos resíduos. O que você ganha: possibilita a reciclagem de materiais; evita a degradação do meio ambiente, econmizando matérias-primas para fabricação de novos produtos; auxilia o fortalecimento econômico de cooperativas de reciclagem, contribuindo para melhoria de vida dos catadores; contribui para o aumento de vida útil dos aterros sanitários, evitando que produtos recicláveis sejam destinados incorretamente.

- Use pilhas recarregáveis

O que você ganha: reduz o custo com a aquisição de novas pilhas; diminui a geração de resíduos eletrônicos; evita poluir o meio ambiente.

- Diminua o uso de descartáveis

Diminua o uso de descartáveis (copos, garrafas, sacolas, talheres, pratos, guardanapos, etc). O que você ganha: economiza no custo dessas despesas; evita geração de resíduos.

- Evite o mau cheiro do lixo

Jamais misture restos de alimentos ou resíduos orgânicos com aqueles que são recicláveis (plásticos, papel, vidros, metais). Ao entrar em decomposição, os alimentos liberam gases e líquidos, causando mau cheiro. Consumidores conscientes observam como as empresas tratam seus resíduos.

- Diminuir a geração de resíduos

Desenvolva o há bito de perguntar ao seu cliente se ele necessita de sacolas plásticas. Se necessário, utilize sacolas retornáveis. O que você ganha: - Reduz o custo com embalagens. - Evita o uso de sacolas plásticas que geram alto percentual de resíduos e que no geral levam anos para se decompor no meio ambiente. - Evita o desperdício de materiais e acúmulo de resíduos.

- Na hora da compra, avalie se realmente precisa do produto

Verifique se as especificações técnicas atendem sua real necessidade. O que você ganha: além de economizar, irá gerar menos resíduos.

- Prefira comprar em lojas com praticas socioambientais

O que você ganha: adquire produtos que irão retornar com práticas que contribuem para um planeta melhor; fortalece a sustentabilidade como mercado viável.

- Ao realizar compras dê preferência à embalagem econômica

O que você ganha: embalagem econômica tende a custo menor na fabricação: poupa seu dinheiro; reduz o desperdício de matéria-prima na fabricação de embalagem.

- Menos embalagem é mais competitivo e sustentável

Menos embalagens e mais refil são recomendáveis e preferidos pelos consumidores conscientes. Embalagens recicláveis são cada vez mais competitivas. Evite utilizar materiais em excesso ao embrulhar produtos. Atualmente a maior parte do lixo urbano é composta por embalagens. Sua empresa pode ajudar a diminuir essa quantidade.

- Observe se seus investimentos causam impacto

Vários bancos estão já verificando o impacto ambiental das empresas para conceder crédito. Informe-se com seu gerente sobre investimentos e produtos sustentáveis disponíveis para sua empresa.


















Fale Conosco

    54.9900.1196

    54.9154.1054 | 54.9123.2192
    gisele@planetareciclagem.com.br